Equipe de Canoa Havaiana Mana Brasil Clube Náutico conquista cinco medalhas no Estadual de Velocidade

Foram 4 ouros e 1 prata em competição realizada nos dias 6 e 7 de abril, em Niterói, e que valeu como treino para o Brasileiro que acontece no final do mês

A equipe de Canoa Havaiana Mana Brasil Clube Náutico de Cabo Frio (CNCF) faturou cinco medalhas no Campeonato Estadual de Velocidade 2019, que aconteceu na Praia de São Francisco em Niterói (RJ), sendo quatro delas de ouro. As categorias onde as atletas se sagraram campeãs foram: Oc6 OPEN Fem 1500m, Oc6 MASTER 40 Fem 500m, Oc6 MASTER 40 1000m, V1 MASTER 40 Fem com a capitã, treinadora e atleta Dayone Rossi. Além disso, Dayone ficou com o vice-campeonato na V1 OPEN Fem e a equipe Masculina de iniciantes da Escola Dayone Rossi, que também representaram o clube, foram finalistas na Oc6 OPEN Masc 1500m.

“Todos os títulos regionais e nacionais são importantes pra gente, pois nos levam ao mundial. Além disso, essas competições funcionam como treinamento para os campeonatos maiores”, afirmou Dayone Rossi, capitã da Mana Brasil.

A equipe de canoagem Va’a Mana Brasil CNCF nasceu em 2012 pelo ideal da professora de Educação Física, atleta e atual capitã de formar um pequeno grupo de amigas e remadoras de OC1 (canoas individuais) para competir em equipe, na categoria V6 (com 6 pessoas). Desde então, elas disputaram diversos estaduais (sagrando-se vencedoras na maioria), brasileiros e sul-americanos na Argentina, Chile, Peru e Brasil, sendo Tri-campeãs MASTER da América do Sul em 2018. O maior título foi o Mundial de 2014, com ouro na categoria MASTER e prata na OPEN. Agora as atletas se preparam para disputar o Mundial de 2019, que acontecerá em Sunshine Coast, na Austrália de 9 a 16 de agosto. No entanto, segundo a treinadora, a equipe ainda enfrenta dificuldades em relação a patrocínios para conseguir participar da competição.

“O único campeonato que conseguimos disputar foi justamente o de 2014, onde saímos vitoriosas, porque foi no Brasil. Todo ano nós garantimos vaga para o Mundial, mas em razão da falta de patrocínio, não conseguimos estar presentes. Atualmente temos parceiros e patrocínios que nos ajudam muito, mas que ainda não são suficientes para nos levar até o Mundial, pois como a equipe é grande, os custos de deslocamentos são bem altos”, enfatizou Dayone que junto com as outras atletas, vêm realizando brechós e bingos para tentar conseguir uma parte desses recursos.

De acordo com Paulo César Pereira Alves, Comodoro do Clube Náutico, ainda falta apoio do poder público local e visão de empresas da cidade em relação ao esporte. “Infelizmente o clube sozinho não consegue bancar as despesas e, por isso, os patrocínios são fundamentais. Mesmo com o esporte tendo conquistado a cidade, visto que hoje estão multiplicando o número de praticantes de canoa havaiana em Cabo Frio, mesmo assim nossas equipes ainda enfrentam dificuldades pela falta de aporte financeiro tanto do setor público, quanto privado”, relatou.

A canoa havaiana é a modalidade de canoagem que mais cresce no mundo e no Brasil. Estima-se que atualmente existem 200 bases no país, 7 mil praticantes e 3 mil atletas participando de competições.

Fazem parte da equipe Mana Brasil as atletas: Dayone Rossi,Marianna Souza, Eva Guedes, Marta Terra, Simone Rena, Luane Ferreira, Rosangela Scuotto, Camila Faria, Lilia Godoi e Monica Coelho, Alice Nassif, Andressa Saboya e Alisa de Lalor.

 

CAMPEONATO ESTADUAL DE VELOCIDADE 2019 (RJ)

 

– EQUIPE MANA BRASIL CNCF OC6 OPEN FEM 1500M (categoria por equipe – 6 pessoas – com atletas de qualquer idade – 1500 metros)

1ª COLOCAÇÃO (OURO) – Atletas: Dayone Rossi / Marianna Souza / Eva Guedes / Marta Terra / Simone Rena / Luane Ferreira

EQUIPE MANA BRASIL CNCF OC6 MASTER 40 500M (canoa por equipe – 6 pessoas – categoria com atletas acima de 40 anos – 500 metros)

 1ª COLOCAÇÃO (OURO) – Atletas: Dayone Rossi / Simone Rena / Mariana Souza / Rosangela Scuotto / Marta Terra Camila Faria

EQUIPE MANA BRASIL CNCF OC6 MASTER 40 1000M (canoa por equipe – 6 pessoas – categoria com atletas acima de 40 anos – 1000 metros)

1ª COLOCAÇÃO (OURO) – Atletas: Simone Rena / Marianna Souza / Lilia Godoi / Marta Terra / Monica Coelho / Dayone Rossi

– MANA BRASIL CNCF V1 MASTER 40 FEMININA (canoa individual – categoria com atletas acima de 40 anos – 500 metros)

1ª COLOCAÇÃO (OURO) – Atleta: Dayone Rossi

MANA BRASIL CNCF V1 OPEN FEMININA (canoa individual – categoria com atletas de qualquer idade – 500 metros)

2ª COLOCAÇÃO (PRATA) – Atleta: Dayone Rossi

EQUIPE ESCOLA DAYONE ROSSI CNCF OC6 OPEN MASC 1500M (canoa por equipe – 6 pessoas – atletas de qualquer idade – 1500 metros)

5ª COLOCAÇÂO (FINALISTAS) – Atletas: Marcio Amaral / Eric Cartaxo / Douglas Santos / Fernando Sampaio / João Pedro Martinelli / Igor Rossi