Mana Brasil CNCF se destaca no Brasileiro de Velocidade e garante vagas pro mundial no Havaí em 2020

Mais uma vez a Equipe Mana Brasil Clube Náutico de Cabo Frio (CNCF) deu show nas águas da Praia de São Francisco, em Niterói, dessa vez para a etapa do Brasileiro de Va’a de Velocidade 2019 (também chamado de Sprint) e garantiu vaga para o Mundial de 2020 que acontecerá no Havaí. A competição aconteceu no último fim de semana, nos dias 19, 20 e 21 de abril e a equipe ficou com a primeira colocação na categoria OC6 Elite Open 500M e OC6 Elite Open 1500M. A capitã e treinadora da Mana Brasil, Dayone Rossi, também garantiu vaga pro Havaí na categoria individual V1 Master 40, já que ficou com a segunda colocação, assim como a atleta Alisa de Lalor, que ficou com a terceira colocação na V1 Master 50.

A equipe de canoagem Va’a Mana Brasil CNCF nasceu em 2012 pelo ideal da professora de Educação Física, atleta e atual capitã de formar um pequeno grupo de amigas e remadoras de OC1 (canoas individuais) para competir em equipe, na categoria V6 (com 6 pessoas). Desde então, elas disputaram diversos estaduais (sagrando-se vencedoras na maioria), brasileiros e sul-americanos na Argentina, Chile, Peru e Brasil, sendo Tri-campeãs MASTER da América do Sul em 2018. O maior título foi o Mundial de 2014, com ouro na categoria MASTER e prata na OPEN. Agora as atletas se preparam para disputar o Mundial de 2019, que acontecerá em Sunshine Coast, na Austrália de 9 a 16 de agosto e já respiram aliviadas com a garantia das vagas no Mundial 2020, disputa que é o grande sonho da equipe por ser na terra onde o esporte surgiu e se consolidou.

A canoa havaiana é a modalidade de canoagem que mais cresce no mundo e no Brasil. Estima-se que atualmente existem 200 bases no país, 7 mil praticantes e 3 mil atletas participando de competições.

Fazem parte da equipe Mana Brasil as atletas: Dayone Rossi,Marianna Souza, Eva Guedes, Marta Terra, Simone Rena, Luane Ferreira, Rosangela Scuotto, Camila Faria, Lilia Godoi e Monica Coelho, Alice Nassif, Andressa Saboya e Alisa de Lalor.