Campeonato Brasileiro de Pesca Submarina acontece no Clube Náutico de Cabo Frio

Nos dias 29 e 30 de março, Cabo Frio recebe o Campeonato Brasileiro de Pesca Submarina e etapa de formação da seleção brasileira que representará o Brasil no Mundial de 2020 (Sardenha – Itália). A sede da competição será no Clube Náutico de Cabo Frio e a realização é da Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Subaquáticos (CBPDS).

A largada será às 8h do dia 29 (sexta) na área delimitada para a prova: Ilhas Capões, Pargos e Breu. O encerramento acontece cinco horas após a partida dos atletas, quando as embarcações retornam para o clube anfitrião para a pesagem dos peixes. No dia seguinte acontece outra prova com os mesmos horários de partida e retorno e, posteriormente, o churrasco de confraternização dos atletas, entrega dos prêmios e anúncio dos integrantes da seleção brasileira para o mundial.

Trata-se do primeiro campeonato chancelado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude. Além disso, outra novidade é que a pesagem será realizada por um cadeirante, o atleta paraolímpico Jonas Licurgo, recordista mundial em lançamento de dardos, além de mergulhador adaptado. De acordo com o Diretor Técnico da CBPDS, Luiz Gonzaga Leocádio, a instituição tem buscado realizar uma inclusão com mais qualidade. “Hoje contamos com pescadores de linha, caiqueiros adaptados e mergulhadores adaptados associados. Nada mais natural termos também um representante portador de necessidades especiais em uma etapa tão importante dessa competição”.

Ao todo serão 17 competidores, sendo que seis irão integrar a seleção brasileira, tendo três (3) atletas titulares e três (3) reservas. A classificação levará em conta a soma da pontuação de cada participante na Copa do Brasil, que aconteceu em dezembro de 2018 no Clube dos Marimbás (Rio de Janeiro) e o Campeonato Brasileiro no Clube Náutico.

Para Paulo César Pereira Alves, Comodoro do Clube Náutico, sediar uma competição dessa importância fortalece a imagem da cidade e do clube no esporte que, após os anos áureos das décadas de 60 e 70, está retornando com força no cenário nacional. “Trata-se de um momento de extrema importância. A pesca submarina é bastante valorizada internacionalmente e o clube, que vem apostando na modalidade há pouco mais de 20 anos, percebe que além de hoje atrair jovens atletas, é preciso que estejamos mais ativos na realização dessas competições”, enfatizou.

Cabo Frio sempre teve grandes competidores da Pesca Submarina Nacional. Gelson Costa – o Gandola – foi o primeiro campeão mundial por equipe em 1970, no Peru, e desde então a cidade começou a investir mais no esporte. O primeiro clube a montar equipe foi o Clube do Canal. Atualmente, apenas Náutico e Costa Azul Iate Clube, além do Iate Clube do Rio de Janeiro (que tem sede em Cabo Frio) possuem equipes e atletas competindo.

A pesca submarina é um esporte que preza pela sustentabilidade do ecossistema aquático. Peixes protegidos por decretos e leis ambientais não podem ser caçados. As pontuações levam em consideração peça e espécie capturada, além da gramatura, sendo que um atleta pode pescar no máximo três (3) exemplares de uma espécie e o peso máximo de pontuação é 10 quilos (kg). Para acontecer, a competição precisa de boas condições climáticas relacionadas a navegação e visibilidade do mar, garantindo a segurança dos atletas. Caso essas condições não sejam favoráveis, a prova pode ser adiada.

A pesca submarina no Clube Náutico

A história da pesca submarina no Clube Náutico de Cabo Frio começou em 1997. De lá pra cá o clube já conquistou 38 títulos em competições estaduais e nacionais e mais de 60 em torneios comemorativos, sendo seis (6) vezes campeão brasileiro. Hoje a equipe é formada por seis atletas, tendo como capitão Jairton Querino Gonçalves (o Fininho). Dois integrantes irão participar da competição: Alex Macieira, de 40 anos (4º lugar na Copa do Brasil e bi-campeão estadual) e Matheus Linhares, de 23 anos. Os demais atletas são Humberto Santos (o Macaco), Sérgio Souza e Erci Costa

 

SERVIÇO:

Campeonato Brasileiro de Pesca Submarina

Data: 29 e 30 de março de 2019

Local (Sede): Clube Náutico de Cabo Frio

Horário: das 8h às 13h

Premiação e confraternização: sábado (30) a partir das 14h